Notícia

Home > Notícia > Como limpar o Aparelho Dentário Fixo?

Como limpar o Aparelho Dentário Fixo?

Como limpar o Aparelho Dentário Fixo? Confira as super dicas!

Se você usa um aparelho dentário fixo sabe que, quando come alguma coisa, muitos restos de comida ficam presos no aparelho dentário. É muito comum o paciente ter alguma dúvida sobre como limpar o aparelho dentário fixo. 
De certa forma, a higiene bucal do paciente que usa aparelho dentário fixo apresenta algumas modificações, uma vez que há artefatos nos dentes do paciente que permitem o acúmulo de comida, favorecendo o aparecimento de problemas de saúde bucal, como gengivite e cárie dentária.
Para não restar dúvidas de como limpar o aparelho dentário fixo, iremos colocar neste artigo diversas dicas de higiene bucal que deixarão seu aparelho dentário limpo!

Dicas excelentes de como limpar o aparelho dentário fixo 

De fato, a limpeza do aparelho dentário fixo vai mais além do que ter o sorriso limpo. A higiene bucal é fundamental na prevenção de diversos problemas bucais, como por exemplo a cárie dentária, que pode se desenvolver rapidamente quando a higiene bucal em pacientes que usam aparelho dentário fixo não é eficiente.
Claro que, além de limpar o aparelho dentário fixo de forma eficiente, é importante que se consulte o dentista regularmente, ainda mais porque são poucos os pacientes que REALMENTE fazem as manutenções do aparelho dentário mensalmente. Vamos lá ver as dicas:

  • Não é necessária uma escova dental especial para limpar o aparelho dentário fixo. É perfeitamente possível realizar uma excelente higiene bucal com uma escova dental comum, desde que ela possua os requisitos de uma boa escova dental ( cabeça pequena, cerdas macias).
  • Do outro lado, alguns pacientes não conseguem realizar a higiene bucal com escovas dentais comuns. Logo, podemos fazer uso de uma escova interdental específica para limpar o aparelho dentário fixo entre os brackets (peças metálicas ou transparentes que são coladas nos dentes), como mostra a imagem principal desta postagem.
  • É importante também o uso do fio dental bucal. Assim como a escova dental, é possível utilizar o fio dental bucal normalmente, porém com uma certa lentidão, já que o fio dental bucal deverá passar entre cada bracket, o que necessitará de tempo. Caso ainda haja dificuldades, é possível fazer uso do passa fio dental, que nada mais é do que um objeto de plástico que facilita a passagem do fio dental bucal entre os dentes (foto abaixo);
  • A pasta dental que será utilizada na hora de limpar o aparelho dentário fixo é a mesma utilizada na higiene bucal de pessoas que não usam aparelho dentário;
  • Não é necessário utilizar enxaguantes bucais para complementar a higiene bucal.

Se você não estiver com sua escova dental em mãos para realizar a higiene bucal, tente realizar bochechos violentos com água a fim de tirar, pelo menos, a maior parte da comida presa no aparelho dentário. Já ajudará bastante na hora de limpar o aparelho dentário fixo.
Nenhum dos passos acima deverá ser negligenciado. De nada adianta escovar os dentes e não usar o fio dental bucal. O processo de higiene bucal deverá incluir os dois componentes (escova dental + fio dental bucal).
Nas manutenções do aparelho dentário fixo, solicite ao dentista a verificação de possíveis falhas na higiene bucal e para ver se há algum problema bucal, como cáries dentárias ou gengiva inflamada.


Confira abaixo o vídeo de demonstração sobre como higienizar seu aparelho dental.