Serviço

Home > Serviço > Implantes

Implantes

Implante Dentário em Blumenau
Um implante dentário é uma peça metálica inserida no osso para substituir a raiz dentária ausente. Após o implante ser inserido, acaba por formar com o osso uma estrutura única, servindo de base para fixar uma coroa.

Implante Dentário
Os implantes podem ser utilizados para substituir um dente (coroa), vários dentes (prótese parcial) ou até mesmo todos os dentes (prótese total).

Os implantes são feitos de titânio, material que é leve, forte e biocompatível, o que significa que não é rejeitado pelo corpo. O titânio e as ligas de titânio são os metais mais utilizados tanto para implantes dentais quanto para outros implantes ósseos. Os implantes dentários têm as taxas de sucesso mais altas que qualquer dispositivo implantado cirurgicamente.

A propriedade do titânio de fundir com osso chamadaosseointegração é a base biológica para o sucesso dos implantes dentários. Isto porque quando um dente é perdido, o osso que suporta este dente é perdido também. Colocar implante dentário estabiliza o osso, prevenindo sua perda.

O procedimento de instalação de implantes normalmente é realizado no consultório odontológico com anestesia local. Esta instalação é realizada normalmente em 2 etapas. A primeira é a instalação cirúrgica do implante dentário.

Após um período de cicatrização, que leva em média de 4 a 12 semanas, é realizada a segunda etapa. Esta consiste na fixação do componente protético e da prótese propriamente dita (coroa) sobre os implantes cicatrizados.


Instalação de Implante Dentário
Além de substituir dentes perdidos, os implantes ajudam a manter a forma e densidade do osso dos arcos dentários. Isto significa que eles também suportam os esqueleto facial e indiretamente as estruturas de tecidos moles (gengivas, bochechas e lábios). Os implantes dentários melhoram a mastigação, a estética do sorriso, a fala e parecem completamente naturais. Desta forma os implantes dentais contribuem muito para o bem estar social, psicológico e físico.

Depois de finalizado o tratamento com implantes dentários, são necessárias consultas regulares de controle, com o dentista especialista em implantodontia para que o tratamento tenha maior longevidade.

Eu sou um candidato para implantes dentários?
De modo geral se você perdeu um ou mais dentes, você é candidato para os implantes dentários. É importante que você esteja com boa saúde, pois existem algumas condições que podem afetar a instalação dos implantes dentários.

Por exemplo, diabetes descontrolada, câncer, radiação nos maxilares, fumar, alcoolismo ou doença periodontal descontrolada podem afetar se o implante dental irá osseointegrar com o osso. É importante que o cirurgião-dentista tenha conhecimento de seu estado de saúde atual e anterior e de toda a medicação que é utilizada.
Onde e como os implantes serão colocados necessita de avaliação detalhada do sistema estomatognático (boca, dentes, ossos, língua, gengiva, etc) como um todo. Para tanto são necessários exames que incluem tomografias computadorizadas da região a ser reabilitada, modelos e exames laboratoriais. O planejamento com auxílio de imagens computadorizadas ajuda a colocação de implantes na melhor posição no osso e aumentando a previsibilidade dos resultados.